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Neste artigo vou detalhar como defino as próximas ações a serem executas utilizando o Todoist, etapa chave para o sucesso da metodologia GTD, pois é nela que as tarefas serão executadas, dando forma aos projetos.
Normalmente a ordem em que executo as tarefas são:
- Data de vencimento
- Prioridade
- Projetos
Meu dia começa com um planejamento prévio, fruto da revisão ocorrida no dia anterior, onde normalmente defino como prioridade 1 as tarefas que desejo executar no dia seguinte, elas são minha cenoura e dão a sensação de dever cumprido ao final do dia. As tarefas com vencimento no dia também recebem atenção especial pois deverão ser executadas somente em sua data de vencimento como por exemplo uma consulta médica ou uma reunião de negócios.
O cuidado aqui é não colocar data de vencimento em todas as tarefas que pretende realizar em determinado dia para não criar o efeito agenda, onde todas as tardes você ficará reagendando os itens não realizados, tornando assim o sistema não confiável.
Começo meu dia de trabalho dando uma olhada no hoje e próximos 7 dias para saber se a distribuição de compromissos está uniforme.
Depois passo a tela de filtros onde verifico as tarefas com flag ( ou prioridade 1) a serem executadas.
Depois de executadas as tarefas com flag e as com vencimento no dia, parto para a próxima área de execução das tarefas, ou 10.000 pés.
No próximo artigo vou descrever como definir as áreas de visão dentro do meu fluxo, utilizando o todoist.
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