MindMeister – mapas mentais para organizar sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

O que você acha de ter todas as suas idéias organizadas e disponíveis para acesso ou compartilhamento a partir de em um único aplicativo?

Neste artigo você vai aprender Como Fazer Mapas Mentais através do detalhamento da minha experiência em organizar as idéias dos vários projetos em que estou envolvido, além de realizar Seções de Brainstorm internas e online com clientes e colaboradores.
Para que isso seja possível e principalmente produtivo, utilizo este método fantástico para estruturação e compartilhamento de idéias chamado Mapas Mentais.
Os Mapas Mentais são poderosos quando se trata da gestão de informações,  conhecimento e de capital intelectual, pois reproduzem a mesma forma não linear que nosso cérebro utiliza para produzir as idéias e formar conexões.

Como fazer mapas mentais?

Existem no mercado centenas de Aplicativos que prometem ajudar e até ensinar como fazer mapas mentais, dotados de centenas de funções distintas.

Como minha missão aqui é economizar seu tempo, eu já me dei ao trabalho de testar algumas versões disponíveis no mercado nos mais diversos modelos de precificação e distribuição (free, pagas, online, APP, Software Desktop).
O aplicativo que mais me chamou atenção foi o MindMeister, um aplicativo para criar mapa mental online que reúne o melhor custo/benefício do mercado para pequenos Empreendedores, donos de Agência e Advogados.
Ele resolve o principal problema que as ferramentas para para criar mapa mental online tem que é justamente a impossibilidade de sua utilização offline.
O MindMeister possui em suas versões para iPad ou Android a possibilidade de continuar o trabalho normalmente em modo offline, tudo é sincronizado automaticamente assim que haja conexão de internet disponível.
Uma das características do MindMeister possui que o torna uma ferramenta indispensável para quem é preocupado com a produtividade é o seu poder de organização e busca.

Leia Também >>  Aprenda a gerenciar seu E-mail em 5 etapas

Você pode acomodar mapas mentais de temas específicos dentro de pastas que fazem sentido para você ou sua equipe, olha só como é a minha estrutura:
mindmeister-tela-inicial

Gosto da estrutura com pastas para não ser impactado por uma informação na hora errada, por exemplo se estou trabalhando em alguma idéia de negócio, não quero ver o título e a miniatura de um mapa mental referente a um projeto de trabalho, isso aumenta a produtividade pessoal, pois mantém o foco.

Outra característica organizacional do MindMeister é a sua poderosa busca, com ela você será capaz de encontrar tudo o que foi escrito em cada mapa mental.

imagem com a tela de pesquisa do MindMeister

Na questão dos mapas mentais propriamente ditos, o MindMeister também mostra a que veio com várias funções que complementam o aprendizado e a absorção da idéia ou informação pelo time, cliente e até você mesmo.

  • Anexar Links:
    Você pode facilmente adicionar um link em qualquer nó do seu mapa mental, esse recursso é muito útil quando queremos colocar referências externas para os colaboradores ou nós mesmos.

mapa mental online

  • Exibir e ocultar nós

Recurso extremamente útil em treinamentos online / presenciais, palestras e apresentação de projetos, permite que você vá exibindo os nós com as informações segundo a linha de raciocínio que você quer que seu público desenvolva.

exibição do no na ferramenta mindmeister

  • Anexar textos e Imagens

Você pode colocar todo o texto de determinado anúncio no facebook dentro do nó correspondente aquele anuncio ou tópico, extremamente simples e funcional

mindmeister-anexar-imagens

O MindMeister tem centenas de outras funcionalidades interessantes, que você pode utilizar de forma GRATUITA a partir do Link: MindMeister