Como planejar e cumprir as metas de ano novo usando o todoist

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Início de ano é sempre a mesma coisa, empolgado você promete realizar vários projetos no ano que chega para atingir metas pessoais, profissionais e principalmente ter a sensação de dever cumprido ao final do ano.

O problema é que a maioria das metas não são cumpridas, e normalmente o motivo é unicamente a falta de planejamento já que a determinação da sua parte não falta.

Neste artigo vou te mostrar passo a passo como planejar seu ano novo e cumprir suas metas utilizando o Todoist como ferramenta para gerenciar os projetos e tarefas que o levarão à maravilhosa sensação de dever cumprido ao final deste ano que se inicia.

O Todoist é uma ferramenta gratuita e multi plataforma para gerenciamento de listas de tarefas e projetos, muito utilizado na implementação da metodologia GTD ( Getting Things Done® do David Allen)
Caso ainda não saiba exatamente como implementar a metodologia GTD utilizando o todoist , leia o artigo que escrevi detalhando o processo.

A primeira coisa a ser feita é ser realista com as suas metas, não adianta você estabelecer que vai perder 10 kg em 3 meses se não tiver um planejamento detalhado de reeducação alimentar, prática de exercícios e monitoramento para que a sua meta seja atingida.
Para que você não defina metas inatingíveis ou difíceis de mensurar, que te causaria uma enorme frustração por não a ter cumprido, é importante observar que toda meta deve ser SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e tangível).

metas-smart

 

Partindo deste princípio vamos determinar uma meta de crescimento profissional para o ano que começa, o exemplo que vou utilizar é iniciar um novo negócio, tal exemplo refere-se na prática um projeto que vou completar neste ano, portanto é bem realista.
Para que o planejamento seja eficaz devemos pensar globalmente em tudo o que é necessário para realização da meta como por exemplo:
* Pesquisa de mercado
* Desenvolvimento do produto
* Criação da oferta
* Infraestrutura
* Habilidades requeridas

Leia Também >>  Atualização do Todoist - Entenda porque sua vida ficou mais fácil e produtiva

 

A primeira coisa que você deve fazer é criar um projeto com o nome da meta e descrever detalhadamente todas as tarefas a serem realizadas para conclusão do mesmo.

projetos2015

 

Como algumas tarefas são complementares e não necessariamente fazem parte do projeto, como por exemplo ler um livro ou fazer um curso, provavelmente você já tem um projeto destinado a abrigar tais tarefas, então o ideal é criar uma etiqueta com o nome meta anual ou meta 2015, meta semanal e meta mensal.

etiquetas-todoist

Esta etapa é muito importante, pois você vai se lembrar de várias tarefas complementares que não estarão no projeto principal porém são extremamente importante para realização da meta.
É interessante determinar uma cor diferente para seu projeto “meta de ano novo” para que você saiba exatamente o quanto está trabalhando para o cumprimento da mesma.

tarefas-concluidas-todoist

 

A seguir você irá adicionar as etiquetas de acompanhamento que acabou de criar, às tarefas relacionadas a sua meta, pois o Todoist permite a vinculação de várias etiquetas a uma mesma tarefa, então a tarefa da nossa meta que esteja fora do projeto metas2015 ficaria assim:

IMG_1172.PNG

 

Caso as tarefas necessárias para realização da sua meta não estejam na sua rotina, é de suma importância alocar um tempo diário ou semanal específico para execução das mesmas, atitude que o levará ao cumprimento da meta, como por exemplo toda sexta a tarde.

Pronto agora é ter disciplina para realizar as tarefas e principalmente fazer o acompanhamento e correções necessárias para que ao final deste ano você possa comemorar a realização de seus objetivos e principalmente se impor maiores desafios no próximo ano.