Como escolher as melhores palavras-chave para sua loja virtual

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O que as pessoas vão digitar no Google para encontrar os produtos à venda em sua loja virtual?

Para ajudar você responder esta pergunta, este artigo vai explicar a primeira das 5 etapas que compõe uma estratégia de SEO onpage, a pesquisa de palavras-chave.

Ao término da leitura você será capaz de escolher as melhores palavras chave para sua loja virtual.

Existem muitos fatores que os mecanismos de buscam utilizam para entender e classificar o conteúdo das páginas, porém todo o processo tem início com as as palavras-chave. Entender como encontrar e utilizar as palavras-chave  no seu conteúdo é de vital importância para que sua estratégia de SEO seja bem sucedida.

Uma boa estratégia de SEO onpage é dividida nas 5 etapas:

  • Pesquisa de palavras chave
  • Otimização da página em torno da palavra-chave principal
  • Inclusão de links relevantes na página
  • Promoção da melhor experiência para o usuário
  • Otimização do site para mobile

Pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são digitadas a todo momento no google, as pessoas sempre estão em busca de respostas. Para atrair a atenção dessas pessoas para sua loja virtual, você terá que descobrir quais são as palavras-chave utilizadas pela sua persona em seu nicho de atuação.

Para descobrir quais são essas palavras, voce deve utilizar a Buyer Persona que represente o publico você quer impactar. Você precisa entender quais são seus objetivos e quais problemas enfrentam.

A partir dessas  informações você saberá quais palavras-chave a sua persona digita no Google para encontrar respostas sobre, ou comprar seu produto.

Entendendo a jornada de compra do consumidor você consegue facilmente saber o que a sua persona procura em cada fase da jornada e assim produzir o conteúdo certo.
A próxima etapa é a criação de  uma planilha com as principais palavras-chave que a sua persona utiliza para resolver o problema que o seu produto soluciona.

As palavras-chave da planilha devem ser classificadas de acordo com a fase da jornada de compra em que a persona se encontra, palavras-chave baseadas na solução de problemas geralmente estão associadas a fase de descoberta do problema, já as palavras-chave que fazem parte da solução que a sua startup oferece, estão associadas a fase de consideração, e palavras-chave sobre a decisão de compra estão associadas a fase de decisão.
Vamos imaginar que sua persona chamada Ismael que deixa o celular cair na água, se você possui uma assistência técnica especializada em manutenção de celulares, a palavra-chave “manutenção de celular” deve ser contemplada em alguma página do seu site.

Outro ponto importante é o fato de existir no blog da sua assistência técnica  um artigo com o título “o que fazer quando o celular cair na água”. Esse é um  exemplo prático  para você criar sua lista de palavras-chave.
Outra forma de incrementar sua lista de palavras-chave é fazendo uma pesquisa no google e observando as sugestões que o buscador vai preenchendo automaticamente, estas sugestões indicam que a expressão tem um alto volume de buscas e deve ser considerada na sua estratégia.

Existem várias ferramentas que podem ajudar ajudar na descoberta das palavras-chave que as pessoas usam para encontrar o seu site, o google webmaster tools é a mais importante delas, pois mostra exatamente o que o Google está levando em consideração para levar tráfego até o seu site.

Outras ferramentas importantes para pesquisa de palavras-chave :

  • Semrush
  • Hubspot sources
  • Keywords.io

Com a planilha pronta é hora de escolher quais são as palavras-chave que oferecem as melhores oportunidades de classificação e aplica-las nas paginas do site e no blog institucional, lembrando que existem milhares de sites brigando pelas 10 primeiras posições do ranking.

A maneira que utilizo para resolver isso é utilizando palavras de cauda longa, por serem mais específicas. É mais fácil posicionar seu site para “Assistência técnica especializada em iPhone” do que simplesmente para “iPhone”.

Outra técnica utilizada é verificar a concorrência dividindo-se o numero de buscas mensais pelo numero de resultados disponíveis.

No próximo artigo vamos aprender como implementar as palavras-chave na estrutura e conteúdo do site e no seu blog.