O que é SEO e como o Google vai ajudar a alavancar sua loja virtual

Tempo de leitura: 3 minutos

Otimização de sites para os mecanismos de busca (SEO) é uma ferramenta fundamental na sua estratégia de inbound marketing pois ela é responsável pela atração dos desconhecidos para seu site.

A internet no brasil possui 85 milhões de visitantes únicos por mês, o maior numero de usuários em toda América latina, destes, 83% acessam o google em busca de resposta para algum problema ( Fonte ComScore ), portanto se o site da sua empresa não aparece na página de resultados do Google você está com sérios problemas.
Neste artigo você vai conhecer os fundamentos necessários para entender o que é SEO e qual a sua importância como ferramenta de atração em uma estratégia inbound marketing.

Otimização de sites para os mecanismos de busca (SEO) é o processo de melhoria contínua do seu website para que ele atraia mais desconhecidos que efetuam buscas no google.
Dentro da sua estratégia inbound marketing a otimização para mecanismos de pesquisa SEO cumpre um importante papel sendo responsável por atrair os desconhecidos que fazem bucas no google e transformá-los em visitantes do seu site.

Imagem do Search Console para acompanhamento das posições de SEO
Você como empreendedor certamente vai precisar registrar sua empresa ou de algum outro serviço fornecido por um profissional contábil, caso você não conheça um contador ou escritório de contabilidade, sua primeira atitude é digitar no Google “escritório de contabilidade” não é mesmo?
Assim como a sua consulta por escritório de contabilidade, outras 3 bilhões são feitas ao Google diariamente, são pessoas querendo resolver problemas e sanar suas dúvidas.
A missão do google assim como a de qualquer empresa é tratar seu cliente da melhor maneira possivel fornecendo a ele o melhor do seu serviço, no caso do Google o resultado para sua pergunta.
O google faz isso literalmente varrendo todos os sites da internet e tentando descobrir o assunto que cada página trata, depois armazena a resposta em seu banco de dados.
Quando você faz uma pesquisa, este banco de dados é consultado e retorna uma lista de resultados com os sites mais relevantes com as respostas a sua pesquisa, essa lista obedece alguns critérios de classificação (na verdade vários deles), dentre eles a popularidade e autoridade do site.
A página de resultados do google é composta de várias áreas, dentre elas os 10 primeiros resultados orgânicos e não pagos.

Leia Também >>  Como escolher as melhores palavras-chave para sua loja virtual

anatomia da serp google

Sua meta é colocar aqui que o site da sua empresa, pois a maioria das pessoas clicam apenas nos 10 primeiros resultados, de preferência nas 3 primeiras posições onde ocorrem 60% de todos os cliques.
Como colocar meu site nas 3 primeiras posições orgânicas do google?
essa é a pergunta de 1milhão de dólares, mais posso te adiantar que o inbound marketing e o SEO tem um papel fundamental na sua jornada rumo ao topo das buscas no seu nicho de mercado.

No próximo artigo Otimizando seu site para os mecanismos de pesquisa, voce vai aprender quais são as praticas básicas recomendadas para que sua estratégia de SEO tenha sucesso e você alcance o tão sonhado Top 3 no resultado das buscas em seu nicho.