Landing Page → A melhor forma de converter visitantes em clientes para o seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse artigo você vai conhecer 6 itens indispensáveis em uma landing Page de alta conversão, vai entender a importância de ter varias landing Pages no seu site, qual é o papel delas na metodologia Inbound marketing e como elas são fundamentais no processo de conversão de visitantes desconhecidos em lead qualificados.
A landing Page é uma página do site especialmente projetada para converter, localizada no meio do processo de conversão, ela e o destino do visitante que clicou no call-to-action.

Imagem da landing page no processo de conversão

 

Esse visitante encontrará na landing page um formulário para deixar seus dados e seguir para página de agradecimento, onde receberá a oferta.
Uma landing page pode ser comparada com um vendedor que apresenta seu produto somente para potenciais clientes dispostos a conhecer mais sobre ele.

A grande vantagem da landing page sobre um vendedor, é que ela trabalha vendendo seu produto 24 horas por dia, 7 dias por semana sem despesas trabalhistas.
Para transformar visitantes em leads, as landing Pages usam um formulários para reunir as informações dos visitantes e entregar para o time de vendas, que vai qualificar e trabalhar na nutrição dos leads qualificados até que se tornem clientes.
As landing Pages estão literalmente no centro da fase de conversão, na metodologia Inbound marketing.

Quanto mais landing Pages de qualidade você tiver no seu site, mais oportunidades de negócio seu time de vendas terá para trabalhar e converter em clientes.
A conversão pode acontecer em qualquer estágio da jornada do comprador, seja na fase de conhecimento onde a conversão é baixar um e-book, ou na fase de fechamento onde a conversão é solicitar uma proposta de consultoria.

6 itens que uma landing Page de alta taxa de conversão deve possuir:

  • Chamada clara e orientada a ação: A landing Page deve comunicar como sua oferta ajudará o visitante do seu site a resolver um problema ou aproveitar alguma oportunidade. Para que isso aconteça ela deve dizer claramente o que eles ganharão e como vão acessar esse benefício. O uso de verbos de ação no título da landing Page ajuda o visitante compreender a oferta e os benefícios. Se o benefício é um ebook a palavra baixar deve estar na headline, se o benefício é assistir um vídeo, a palavra chave “assista” deve ser usada no título.
  • Explicação clara do valor e importância da oferta para persona: Aqui a oferta e seus detalhes devem estar descritos em 1 ou no máximo 3 parágrafos, sempre com a atenção voltada em explicar como a persona vai se beneficiar da oferta. Os visitantes tomam sua decisão em segundos, por isso o conteúdo deve estar concentrado acima da dobra ( antes do visitante rolar a tela). Números e marcadores em negrito devem ser utilizados para chamar atenção para os benefícios da oferta.
  •  Ausência de links de navegação: para manter o visitante focado no preenchimento do formulário, uma landing Page de alta conversão não contém menu ou itens de navegação, conduzindo assim o usuário para saída mais fácil que é preencher o formulário.
  • O formulário deve refletir o valor da oferta: As informações solicitadas nos campos do formulário devem refletir o valor da sua oferta, caso a oferta seja um e-book, não faz sentido o formulário pedir mais nada além do e-mail, já um proposta de consultoria o formulário deve solicitar informações que possa ser dado sequência no contato, como telefone de contato, Skype ou WhatsApp. Quanto mais valiosa for a oferta, mais informações podem ser solicitadas no formulário.
  • Imagem ou vídeo relevante para o entendimento da oferta: Uma imagem diz mais que mil palavras, ter uma representação visual da oferta na landing Page, comunica a mensagem muito mais rapidamente que se o visitante precisasse ler sobre a oferta.
  • Botões de compartilhamento: Para aumentar o alcance da oferta é fundamental que ela seja compartilhada, a existência de botões de compartilhamento de mídias sociais vão permitir que o visitante divulgue a oferta para outras pessoas, amigos que também podem estar interessados na oferta.

Como otimizar os resultados de uma landing Page?

Independente do número de visitantes, uma landing Page de alta conversão deve transformar pelo menos 20% dos visitantes em leads qualificados.

Para avaliar a eficiência da landing Page normalmente são feitos testes A/B, onde é alterado algum item importante na landing Page, como o título ou imagem, e exibido ao público. A versão da página que obtiver maior taxa de conversão deve ser mantida.

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Esse artigo foi patrocinado pela Agência DigitalSEO, especializada na criação de landing Pages de alta performance.

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