Comece a gerenciar os indicadores da sua loja virtual em 3 passos

Tempo de leitura: 5 minutos

Você gostaria de visualizar em uma única tela os principais números indicadores da sua loja virtual, onde você pudesse fazer análises instantâneas para tomada de decisão?

Eu tenho certeza que sim, neste artigo voce vai aprender criar um dashboard para gerenciar sua loja virtual em 3 passos, e acompanhar de perto os principais indicadores do seu negócio como Tráfego, Faturamento e taxa de conversão.

Com esses 3 indicadores e suas combinações você terá controle total sobre sua loja virtual e saberá exatamente onde investir para escalar suas vendas.

Um dos maiores problemas para quem gerencia uma loja virtual, é a falta de informações corretas para tomada de decisão, por essa razão você acaba não sabendo se a campanha no facebook está dando lucro ou prejuízo, se o projeto de seo foi caro ou barato entre outros. A falta dessas informações faz com que voce não saiba onde realmente investir para que sua loja virtual cresca.

Este artigo tem por objetivo ensinar você montar um Dashboard para acompanhar os principais Kpis da sua operação de ecommerce. Vamos utilizar 3 ferramentas , duas delas gratuitas e disponíveis em qualquer plataforma, leia o artigo até o final e saia com seu Dashboard funcionando, parecido com o da imagem abaixo.

dashboard-vander

O Dashboard é um local central onde serão exibidos os dados de diversas fontes de origem, como as que vamos definir mais a frente. Para isso vamos utilizar o Numerics , um aplicativo que custa 10 dólares e está disponivel para ios, nosso exemplo foi feito em um iPad, mais nada impede de voce espelhar em uma TV na sala de guerra por exemplo para acompanhar o desempenho dos seus anuncios na Black Friday.

Você vai precisar das seguintes ferramentas para montar seu dashboard:

  • Google Drive
  • Numerics
  • Ipad ou iPhone

Passo 1: Definir os dados a serem monitorados

A etapa mais importante é a definição de quais dados serão coletados, pois uma overdose de informações também é prejudicial para a tomada rápida de decisão. Os KPI’s ou indicadores de performance, são números chave sobre sua loja virtual e o negócio como um todo que devem ser acompanhados de perto, pois indicam a saúde financeira e operacional da loja. Como se trata de uma loja virtual, a maioria dos números importantes para o negócio são fornecidas pelo Google Analytics, Facebook e outros serviços online. Já os umeros internos do negócio como faturamento bruto, lucro líquido podem ser disponibilizados e atualizados em uma planilha do Google Drive. O mais importante aqui é ter a cultura de gerenciar os numeros.

  • Tráfego Total: Indica o número total de visitantes únicos a loja virtual em um determinado período, este numero é importante pois serve de base para calcularmos a taxa de conversão da sua loja virtual e também para medirmos a eficiencia das campanhas.
  • Transações efetuadas: Número de vendas efetuadas na loja virtual em um determinado período, este número mostra principalmente a qualidade do tráfego que está chegando na sua loja
  • Faturamento Bruto: Valor total das vendas efetuadas na sua loja virtual em determinado período, este dado será obtido diretamente do Google analytics, é interessante criar uma planilha separada de faturamento para medir o lucro líquido.
  • Lucro Líquido: Valor que sobra depois de cumpridas todas as obrigações como pagamento de impostos, fornecedores, marketing, etc… Aqui é que realmente está o número a ser perseguido com afinco, faturamento bruto é pura ilusão. Nescte caso usaremos também uma planilha do Google Drive.
  • Taxa de conversão: É o numero que mede a eficiência em vendas da sua loja virtual, é obtido dividindo-se o numero de visitantes unicos pelo numero de transações efetuadas na loja, quanto maior for a taxa de conversão menos tráfego voce precisará para vender, junto com o Tícket médio mostra exatamente o potencial de crescimento do négocio e onde devem ser colocados os esforços de marketing.
  • Tícket Médio: é o valor médio das compras efetuadas pelos clientes da sua loja, dependendo do seu produto este valor vai variar muito, quanto mais alto ele for, menor a quantidade de pessoas comprando serão necessárias para que voce atinja o faturamento esperado.

Passo 2: Configurar as fontes de origem

Após a definição dos dados a serem acompanhados vamos configurar corretamente sua origem para que o resultado seja confiável.

  • Google analytics: Para que o dashboard funcione corretamente seu google analytics deve ser configurado para obter dados de comercio eletrônico conforme mostra a figura abaixo.

Google_Analytics-loja-virtual

  • Google Planilhas: Vamos criar uma planilha que servirá como fonte de dados para o nosso Dashboard, caso você não tenha um ERP para gerenciar sua loja virtual, sugiro que monte uma planilha no google drive com os principais indicadores financeiros do seu negócio, como margem de contribuição, lucro bruto, lucro líquido entre outros numeros importantes, e coloque um responsável por atualizar a planilha.

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Passo 3: Configurar o Numerics

Com as fontes de dados devidamente configuradas é hora de montar e personalizar o nosso Dashboard, confere no vídeo abaixo como fazer isso no aplicativo numerics para iPad


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