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Criar conteúdo de qualidade que desperte o interesse da sua audiência é um enorme desafio, nesse artigo você vai aprender a criar o melhor conteúdo para o site da sua empresa, conhecendo as 3 etapas principais do processo de criação de conteúdo. Você pode inclusive usar o conhecimento adquirido para melhor gerenciar o seu fornecedor de serviço, como também atestar a qualidade do conteúdo entregue.
Vivemos em uma era de abundância de conteúdo, em conseqüência é muito difícil fazer com que as pessoas leiam, compartilharem e principalmente queiram voltar ao seu blog em busca de mais informações, entender as 4 etapas para criação de conteúdo é o primeiro passo para impactar seus leitores.
Seu maior desafio é criar conteúdo que chame a atenção, muito diferente da era passada onde seu conteúdo brigava pelo espaço físico como a capa da revista, pelos 30 segundos do anuncio na TV ou alguns centímetros no anúncio de jornal. Antigamente quem tinha mais dinheiro conseguia levar seu conteúdo a uma parcela maior de ouvintes, hoje essa realidade mudou, não precisa de muito dinheiro para impactar as pessoas.
Para que você possa elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz basta aprender as 4 etapas do processo de criação de conteúdo. A primeira etapa está descrita a seguir.
- Planejamento – A primeira etapa para você criar um conteúdo de qualidade é um bom planejamento, nesta etapa você tem que definir as 3 coisas mais importantes que vão compor seu conteúdo:
- Propósito do conteúdo – Você deve saber exatamente o resultado que seu conteúdo deve trazer, caso você queira levar mais visitantes ao seu site, deve criar artigos educativos e publica-los em seu blog, para converter visitantes em leads você deverá publicar ofertas de conteúdo em uma landing page ou formulário no site. Definir o propósito do seu conteúdo ajudará a criar facilmente um indicador de sucesso (KPI) como visitantes orgânicos no site, ou taxa de conversão de uma landing page.
- Formato do conteúdo – Depois de definido o propósito do conteúdo chega a hora de pensar no formato em que melhor entregará sua mensagem.Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser utilizados de acordo com a etapa da jornada de compra em que a persona se encontra:
Formato de conteúdo indicado para fase em que a persona está tomando conhecimento do problema:
– Relatórios de analise
– Relatórios de pesquisa
– Conteúdo editorial
– Conteúdo educacional
– Conteúdo especializado
Formato de conteúdo indicados para fase em que a persona já está ciente do seu problema procura uma solução:
– Guias e manuais especializados
– Interações ao vivo no facebook e Skype
– Podcast Comparativos
Formatos de conteúdo para fase em que a persona está decidindo qual solução é a melhor para resolver seu problema:
– Comparação entre fornecedores
– Comparação de produtos
– Estudos de caso
– Download de trial
– Live demo.
A escolha do formato vai depender da quantidade de informações que você tem a passar e quanto tempo você tem para criar o conteúdo, a escolha deve estar 100% alinhada com sua persona, pois o objetivo principal do conteúdo é conduzi-la através do funil de vendas.
Vamos imaginar que a sua persona aprenda melhor de forma visual, portanto os formatos de conteúdo indicados para ela seriam os infográficos ou vídeos, mais se você não tem muito tempo para produzir um vídeo, o infográfico é a melhor escolha entendeu?
- Tópico ou assunto a ser tratado pelo conteúdo– Descobrir um tópico ou assunto para o seu conteúdo é uma das partes mais importantes na criação de conteúdo, e também uma das mais difíceis.
O segredo para escolher os melhores tópicos está em conhecer bem a sua persona (pessoas que você quer alcançar) e o estágio em que ela está na jornada de compra. Com essas informações voce pode criar pecas de conteúdo educativo que por exemplo tirem duvidas sobre a utilização do seu produto, ou aponte os benefícios que a persona terá após a sua utilização. Tenha em mente que a meta final de todo conteúdo é resolver problemas.
Você também pode descobrir tópicos interessantes através de :
Pesquisa de palavras chaveForum de discussãoGrupos no FacebookGrupos no linkedinNotícias do seu mercado
2- Criação – A segunda etapa é criação do conteúdo propriamente dito, conteúdo interessante deve ser focado na solução que seu produto proporciona a persona, e nunca no produto em si, sua empresa ou você, ele deve tratar unicamente dos seus possíveis clientes. Separei 3 boas práticas para você seguir e ter certeza que o seu conteúdo será de boa qualidade.
- Foque em adequar o conteúdo a persona e entender a sua posição na jornada de compor
- Facilite o consumo do conteúdo pela sua persona, lembre-se que menos é mais, e sua persona é ocupada demais, facilite as coisas.
- Seja educativo e não promocional
- Priorize o conteúdo e a redação, design nesta fase é supérfluo
3 – Distribuição – Para que sua mensagem chegue aos leitores e seu conteúdo torne-se realmente relevante é fundamental investir o mesmo tempo usado na criação do conteúdo em sua distribuição. Uma correta distribuição colocará seu conteúdo na frente da pessoa certa na hora certa, existem muitos canais para distribuir seu conteúdo, o critério para escolher o melhor canal é onde sua persona passa mais tempo. O e-mail cumpre um importante papel para informar aos seus prospects da existência de novos conteúdos em seu site.
4 – Análise da performance – Como estamos falando de inbound marketing, medir os resultados é fundamental, e para saber o que está funcionando na sua estratégia de conteúdo é necessário responder as seguintes perguntas:
- Os assuntos estão corretos?
- Os formatos estão corretos?
- O canal de distribuição é o que melhor alcança a persona?
Para responder essas perguntas você deve observar nos relatórios do google analytics, facebook e demais canais em que o conteúdo foi distribuído indicadores de sucesso por exemplo:
- Número de visualizações
- Leads gerados
- Prova social: Compartilhamentos e comentários
- Links de entrada
- Atingimento da meta inicial do artigo
De posse dessas métricas você terá um panorama global de performance para cada artigo, tópico, formato e autor, e poderá repetir o que funcionou e abandonar o que não funciona.
Bem, agora que você ja sabe como criar um conteúdo de qualidade, desenhe sua estratégia e comece a trabalhar. Caso tenha alguma dificuldade estou disponível para ajudar, basta deixar um comentário que responderei no mesmo dia.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma peço que compartilhe com seus amigos para que eles também criem conteúdo de qualidade, caso queira uma consultoria de Inbound Marketing para sua Startup é só me chamar no formulário de contato ou no WhatsApp (24) 99244-7227
Vander Nascimento