Como manter uma equipe engajada?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Muitos especialistas sugerem diversos tipos de iniciativas para que os líderes possam estimular todo o engajamento entre os seus colaboradores diretos e ainda possam aumentar toda a sua produtividade realizada no ambiente de trabalho.

Para se ter uma ideia mais de um terço da mão de obra de trabalho no mercado no mundo não se sente engajada. De acordo com estudos realizados pelo menos 30% dos colaboradores são tão incapazes de otimizar o seu desempenho alegando que as barreiras são impostas pela organização e impedem ainda a excelência de todo o seu trabalho.

Tudo isto é exatamente onde os gestores se questionem onde estão errando e como empresas deverão acima de tudo se engajarem.
Ficar atento aos níveis de engajamento dos funcionários tem entre os vários benefícios um bom aumento de faturamento. Além disto dados do mesmo levantamento mostram que quando os seus colaboradores estão totalmente motivados, o desempenho nos negócios poderão melhorar até 30%.
Veja algumas dicas práticas para serem implantadas para que os líderes possam estimular o engajamento.

Invista nas formações de gestores
A liderança não é algo voltado exclusivamente para a genética, muitos dos líderes acabam enfrentando grandes dificuldades ao gerenciar pessoas pois acabam não compreendendo todas as expectativas dos outros, e nem mesmo sabem como podem os motivar. Com isto na opinião de especialistas, é importante se investir nos gestores em potencial por meio de um treinamento ao longo de sua carreira, e isto poderá levar bastante tempo.

Monitore tudo e reconheça bastante
Isto é uma das principais frustrações que os colaboradores possuem, não ter reconhecimento por seu bom trabalho realizado. Por isso é fundamental que se possa fazer um bom monitoramento de forma constante, onde o gestor possa acompanhar e recompensar todos os seus funcionários de acordo com o cumprimento de suas tarefas.

Estabeleça também os critérios para a sua recompensa.
Procurar determinar critérios claros e ainda realizar as boa gestão dessas práticas são iniciativas que poderão estimular as pessoas a correrem atrás das metas, e ainda as realizar. Quando a pessoa se percebe injustiçada, seja por um processo de promoção interna ou ainda por falta de acompanhamento.